Dicas para fazer o seu intestino funcionar

Tomar laxantes é a atitude mais comum de quem sofre do intestino preso, só que isto não é o grande problema.  A situação só se complica quando não tratamos da maneira correta e por conseqüência  optamos pela maneira mais “fácil”.

A grande maioria sofre deste problema, não conseguir ir ao banheiro diariamente. O problema intestinal leva em conta os sintomas de dor abdominal, desconforto durante o dia, entre outros.

Se estes e outros sintomas te incomodam, fique por dentro dessas dicas.

Água

Uma grande e umas das principais aliada do intestino. Quem consome muitas fibras e esquece a água corre o risco de ficar com o intestino ainda mais preso. Para evitar que isso aconteça, inclua pelo menos dois litros de água diariamente.

Alimentos probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no nosso intestino e ajudam a saúde do organismo, trazendo benefícios como facilitar a digestão e a absorção de nutrientes, e fortalecer o sistema imunológico.

Mastigue bem

Os alimentos são bem triturados, a eliminação dos restos ocorre de maneira mais rápida e sem exigir muito do seu organismo. Sua digestão começa na boca com a ação das enzimas contidas na saliva e com o trabalho realizado pelos seus dentes.

Fibras insolúveis

Este tipo de fibra, por sua vez, não interage com a água, permanecendo intacta durante todo o trato gastrointestinal. “As fibras insolúveis agem no cólon proximal diminuindo a fermentação e no cólon distal aumentando a absorção de água e reduzindo o tempo de trânsito de transito intestinal. Assim, a eliminação fecal se torna mais fácil e rápida”. “Elas são capazes de reter substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas no trato gastrointestinal durante os processos digestivos”.

Corte os laxantes

O uso contínuo, contudo, pode levar à perda de sensibilidade da parede do intestino, já que os laxantes estimulam as terminações nervosas da mucosa intestinal. Em longo prazo, o medicamento causa uma espécie de dependência e, para produzir o mesmo efeito, a dose precisa ser aumentada. Então corte de vez!

Respiração profunda

É meu caro amigo, a respiração auxilia no funcionamento intestinal. Respirar é uma excelente maneira de acalmar os ânimos e a entrada e a saída profunda do ar fazem uma massagem interna nos seus órgãos, relaxando seu estado emocional.

Deixe uma resposta