Dicas de autocuidado para melhorar a saúde mental

É comum as pessoas quererem fazer muita coisa e no final esquecer de si mesmo. Isso é normal, com base ao nosso dia-dia e afazeres que temos. Mas a nossa saúde mental deve sempre ser a primordial, para que consequentemente o resto evolua de uma maneira saudável. Pensando nisso, separei algumas dicas!

Autocuidado o que é ?

O autocuidado é o ato de cuidar de si mesmo, como o próprio nome já diz. São todas aquelas ações que você faz para sentir-se melhor consigo mesmo, ou seja, aumentar o próprio bem estar. É dar valor e dedicar tempo a si mesmo, aos seus pensamentos, emoções e vontades.

Existem quatro tipos de autocuidado:

  • Físico
  • Social
  • Emocional
  • Espiritual

Dicas de autocuidado

Escreva seus pensamentos

Quando sentir a mente muito agitada, coloque pra fora. Separe uns minutinhos para você, garanta que ninguém vá te interromper, pegue um caderno e anote tudo que você está sentindo. Não se preocupe se eles fazem sentido, apenas coloque tudo no papel para limpar a mente.

Depois, releia esse caderno e seja tão compreensível quanto se fossem os sentimentos de sua melhor amiga. Você trataria ela bem, não é mesmo? Seja tão legal assim com você mesma!

Organize seu espaço

Seu espaço exterior é um reflexo direto do interior. Portanto, organizar seu espaço é uma forma organizar sua mente. Organize as áreas em que você passa a maior parte do tempo, como seu quarto e seu espaço de trabalho. Garanta que tem espaço para guardar tudo que precisa nessas áreas. Assim, fica mais fácil de manter organizado ao longo do tempo.

Cuide da sua saúde

Monitore sua saúde, faça check up regularmente. No dia a dia mantenha hábitos saudáveis, como atividade física regular e horas de sono suficientes.

Pratique o amor próprio

Essa é uma dica de autocuidado e de autoestima. Torne uma prioridade na sua vida fortalecer seu amor próprio.

Faça uma lista da felicidade

Escreva uma lista de todas as pessoas / lugares / coisas que fazem você se sentir feliz e que te fazem sorrir. Uma boa dica de autocuidado é usar esta lista como um guia, uma referência para fazer cada vez mais nos seus dias.

Se alimente de forma saudável

Hidrata seu corpo e dê alimentos saudáveis para ele absorver e te dar muito energia e disposição, faço por você!

Tente algo novo

Muitas vezes nos privamos de fazer algo novo, por medos ou inseguranças. Se jogue! Faça algo que sempre quis fazer. Lembre-se só você pode se limitar. E ai, qual vai ser?

Tente separar uns minutos todos os dias para fazer algum desses exercícios simples. Como você pode ter percebido, a maioria deles se encaixa em qualquer rotina, por mais apertada que seja.

Sinta-se à vontade para modificá-los, mas também para melhor atender às suas necessidades! Eu sei que há muitas maneiras diferentes de se cuidar e demonstrar o amor próprio, e que esse momento de você com você mesma é extremamente pessoal. Então espero ter lhe dado um bom ponto de partida para experimentar essas dicas de autocuidado e ver o que funciona para você.

Deixe uma resposta